A realidade que nos move

Segundo relatório do Painel Global sobre Agricultura e Sistemas Alimentares para a Nutrição de 2016, os sistemas alimentares atuais estão muito mais focados na ‘quantidade’ do que na ‘qualidade’ dos alimentos.
Eles não possibilitam que os consumidores optem por alimentos saudáveis, a preços acessíveis e que ofereçam os melhores resultados nutricionais.
O relatório afirma ainda que a escolha dos alimentos pelo consumidor é um dos principais fatores que contribuem para a má alimentação.
As dietas alimentares saudáveis e de alta qualidade são fortemente influenciadas pelas decisões do consumidor; as suas escolhas são limitadas por acesso, preço, informação, diversidade, segurança e qualidade, assim como por hábitos alimentares, atitudes, crenças, normas sociais e condições do mercado.
Para os especialistas do Painel Global, o principal desafio é a implementação de medidas que eduquem, encorajem e permitam o melhoramento das escolhas nas dietas alimentares pelos consumidores.
A educação do consumidor para o melhoramento da qualidade da dieta alimentar exige, por exemplo, medidas de sensibilização para o tema da alimentação. Segundo o projeto Escola do Sabor, promovido pelo CEAGESP em 2013, o crescente distanciamento entre a agricultura e a população urbana, agregado ao desconhecimento da origem dos alimentos e a dificuldade de introdução de novos alimentos no cardápio infantil, tornam imprescindível o desenvolvimento de uma metodologia de educação alimentar.
Assim, considerando-se que as crianças e jovens de hoje serão os atores de amanhã, quer na esfera nacional, quer na esfera global; a descoberta e conscientização dos ciclos de vida de plantas e animais e sua ligação com a produção de alimentos pode contribuir para sensibilizá-las para a importância de uma alimentação saudável, do meio-ambiente, da biodiversidade, do bem-estar animal, da integração dos espaços rural e urbano e suas implicações sócio econômico e culturais.