Desperdício não

Segundo definição da FAO, todo o alimento produzido e não consumido, é considerado perdido ou desperdiçado: as PERDAS se concentram no “começo” da cadeia de produção (produção, processamento, armazenamento e distribuição de alimentos) e, o DESPERDÍCIO ocorre nas etapas finais (venda em supermercados, restaurantes e consumo em escolas e nas casas das pessoas).

Além das perdas e do desperdício de alimentos em si, ocorre ainda a sobrecarga dos sistemas de gestão de resíduos, o agravamento da insegurança alimentar, contribuindo para as três crises planetárias: da mudança do clima, das perdas da natureza e biodiversidade e da poluição e resíduos.

Segundo o relatório anual da FAO, The State of Food and Agriculture de 2019, em média, cerca de 14% dos alimentos do mundo são perdidos entre a colheita e o varejo.

Segundo a ONU, estima-se que o desperdício de alimentos nos domicílios, chegue a 570 milhões de toneladas e que a média global de 74 kg per capita de alimentos desperdiçados a cada ano é semelhante em países de baixa e alta rendas, sugerindo que a maioria dos países tem espaço para melhorar.

Neste espaço você vai encontrar dicas e informações sobre como diminuir os desperdícios de alimentos, através do planejamento de suas compras de alimentos e melhor armazenamento dos mesmos.