Alimento local/Circuito curto

O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca, idealizada pelo Idec, com o objetivo de estimular a alimentação saudável em todo o Brasil e mostrar que os produtos orgânicos podem ser mais acessíveis aos consumidores.
FEIRAS ORGÂNICAS NO BRASIL
Além disso, diversas prefeituras disponibilizam em seus sites ferramentas de busca que indicam dias e horários das feiras ecológicas e convencionais dos respectivos municípios.
Por exemplo, a PREFEITURA DE SÃO PAULO.
(*) Onde encontrar Comida de Verdade durante a pandemia do coronavírus?
Devido à pandemia do coronavírus, o IDEC está fazendo um trabalho emergencial para divulgar as iniciativas que estão comercializando Comida de Verdade em todo o Brasil.
Assim, a lista das feiras orgânicas no Brasil, foi substituída por uma ferramenta onde você encontra produtos da agricultura familiar, de pequenos produtores e de sistemas de produção orgânica e/ou agroecológica.
Ao clicar no nome da iniciativa, é possível verificar informações mais detalhadas, como os tipos de alimentos disponíveis, horários de funcionamento, endereço para retirada e formas de contato.
Semanalmente, a Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) prepara uma lista de produtos de época que devemos dar preferência de compra; são destacados os preços em baixa, estáveis ou em alta.
Essa listagem serve para auxiliar as pessoas a se alimentarem melhor e a economizarem mais na hora da compra.
CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DA CEAGESP
O conceito de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (Community Supported Agriculture) denominada CSA, cria uma relação próxima entre quem produz e quem consome os produtos.
CSA é um trabalho conjunto entre produtores de alimentos orgânicos e consumidores: um grupo fixo de consumidores se compromete por um período, em geral um ano, a cobrir o orçamento da produção agrícola.
Em contrapartida os consumidores recebem os alimentos produzidos pelo sitio ou fazenda sem outros custos adicionais.
Desta forma o produtor sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar de forma livre a sua produção.
E os consumidores recebem produtos de qualidade, sabendo quem os produz e aonde são produzidos.
ACESSE O MAPA