Como verificar a qualidade dos ovos?

O Tatú Tupi
14 de janeiro de 2021
Plantas companheiras
22 de janeiro de 2021

Hoje em dia, nos mercados temos várias opções de ovos, não só branco ou vermelho, como há alguns anos atrás.

Hoje temos ovos com mais selênio, mais vitamina E, caipira, orgânico e com bem-estar animal. As diferenças e peculiaridades de cada um deles serão temas de próximas postagens.

Hoje falaremos sobre a qualidade de ovos.

Ao comprarmos ovos é difícil saber se eles estão bons para o consumo, antes de os quebrarmos no momento de usá-los.

Mas, no momento da compra, já podemos tomar alguns cuidados para verificar esta qualidade.

A primeira delas é a data de validade. De modo geral, a validade é de 30 dias após os ovos serem embalados, desde que mantidas condições adequadas de embalagem, transporte e armazenamento.  Sob refrigeração podem durar até 60 dias.

No verão, os ovos podem deteriorar em 10 ou 15 dias se não forem armazenados adequadamente.

No momento da compra devemos observar também a integridade da casca, qualquer rachadura ou quebrado é uma porta de entrada para contaminações. Devemos observar também se não há resto de fezes e outra sujidades na casca, pois são fontes de contaminação para os ovos.

Uma vez vistas as condições externas, antes de usar devemos avaliar as condições internas do ovo.

Sempre, antes de usarmos um ovo, devemos quebrá-lo e colocá-lo em um copo, onde possamos ver sua coloração, textura e cheiro.

Qualquer coloração em tons de rosa, azul, verde ou preto na gema ou na clara indicam contaminação microbiológica ou química. O ovo apresentará um cheiro forte, quando houver uma contaminação bacteriana.

Mas, fora essa deterioração mais evidente, o que a aparência do ovo nos diz sobre a sua qualidade?

Um ovo de boa qualidade tem esta aparência:

  1. Gema bem delimitada;
  2. Coloração amarela (como variações de tom até o laranja, conforme a dieta que a ave recebe)
  3. Clara com uma porção mais gelatinosa próxima à gema e outra porção mais aquosa

Um ovo normal, apresenta essa pintinha branca no meio da gema é o disco germinativo, a partir daí se desenvolverá o embrião, caso o ovo seja fecundado.

Ao lado da gema, esse cordão retorcido, é a chalaza, sendo como que uma extensão da clara do ovo, composta exatamente pelas mesmas proteínas. A chalaza é encontrada dos dois lados da gema, sua função é manter a gema no centro do ovo e impedir que ela encoste ou grude na casca e possa se romper.

Algumas vezes, vemos uma pequena mancha de sangue na gema, elas são devido a pequenos sangramentos que ocorrem no momento da ovulação e permanecem na gema. Este é um processo natural e não impede o consumo do ovo.

Nesta foto abaixo, um ovo mais velho, observe que não é mais possível notar a presença da porção mais gelatinosa da clara, ela já se tornou aquosa também.

Uma gema com essa aparência denota que a água da clara está adentrando a gema (sinal que a membrana da gema já está envelhecida).

Neste caso também, a membrana da gema está mais frágil, por estar mais velha, então se rompe facilmente.

Nenhum desses aspectos impede o consumo, apenas indicam que o ovo não está novo, não é tão fresco.