Prato Colorê

Plantas companheiras
22 de janeiro de 2021
Calendário Biodinâmico Março 2021
11 de março de 2021

Por quê um Prato Colorê?

Um prato colorido é a maneira que os nutricionistas encontraram de tornar acessível o conceito de uma dieta variada, composta de frutas, legumes, verduras, grãos, carnes, leite e ovos.

Além de variedade de tipos de alimentos, devemos buscar variedades dentro de cada categoria, experimentando diferentes frutas, legumes, grãos, típicos de cada região, da nossa rica biodiversidade.

Podemos ainda variar as maneiras de aproveitarmos as estruturas vegetais como raízes, caules, tubérculos, bulbos, rizomas, talos, folhas, brotos, flores, frutos e sementes.

Atualmente, somente vinte espécies vegetais fornecem 90% do alimento humano do planeta, sendo que apenas três delas — trigo, milho e arroz — fornecem mais da metade.

Ao compormos um prato com diferentes tipos de alimentos, forçosamente teremos um prato variado, com diferentes cores e toda riqueza de nutrientes que essas cores indicam.

Hoje em dia vemos pratos infantis compostos invariavelmente por arroz, nuggets ou frango/bife e batata frita e pouco ou nenhum vegetal.

Dentro da proposta do COMO de educação para o consumo responsável de alimentos, seguem aqui informações sobre o que nos fornecem cada uma das cores:

Verde

Alimentos ricos em fibras, magnésio e vitamina A, como as folhas, verduras e ervas — alface, manjericão, couve-flor, brócolis, pimentão, espinafre, salsão, etc. Auxiliam no funcionamento do intestino, fortalecem a visão, atuam na calcificação dos ossos, têm efeito anticancerígeno e promovem a saúde da pele e do cabelo.

Branco

Os alimentos de cores brancas, como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio.
Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque contribuem na formação e na manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Marrom/preto

Feijão, lentilha, grãos (nozes, aveia, castanhas e cereais integrais) e leguminosas são ricos em fibras, ferro, magnésio, zinco e selênio vitaminas do complexo B e E e proteínas de origem vegetal. Estão relacionados ao vigor e à memória, combatendo a ansiedade e a depressão, além de prevenir doenças cardiovasculares e câncer.

Vermelho

Nesse grupo temos as proteínas de origem animal, como as carnes, que são fontes de vitaminas do complexo B, ferro e zinco, nutrientes indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento do organismo.
Além das carnes, temos inúmeros outros alimentos vermelhos como tomate, pimentão, beterraba, morango e maçã ricos em licopeno, um antioxidante que atua na eliminação de toxinas, além de serem fonte de vitaminas e minerais.

Amarelo/laranja

Fonte de aminoácidos e ricos em betacarotenos, são fundamentais para a pele e mucosas, visão e imunidade. São exemplos, a mandioquinha, cenoura, abóbora milho e pimentão.
As frutas, como laranja, manga, mamão, maracujá e tangerina, são ricas em ácido clorogênico e vitamina B3, mantendo o sistema nervoso saudável, protegendo o coração, aumentando a resistência a diarréias e doenças respiratórias.

Arroxeados

Uva, ameixa, figo, beterraba, repolho-roxo, jabuticaba, açaí. Os alimentos de cor roxa, além de serem ricos em vitaminas C e do complexo B, possuem uma substância chamada antocianina, que dentre outros flavonoides, protegem nosso corpo contra infecções.

(Fonte:https://www.pastoraldacrianca.org.br/educacao-nutricional/alimentos-seus-nutrientes-e-cores )