Calendário Biodinâmico Março 2021

Prato Colorê
11 de fevereiro de 2021

Por que indicamos esse calendário?
Por quê ao colocar em prática os seus preceitos, estamos contemplando idéias caras ao Projeto COMO: integrando-nos aos ritmos da natureza, e aprendendo a conviver com tais ritmos: percebendo que tudo tem seu tempo e que nada é instantâneo.
Essa é uma lição preciosa a ser exercitada com nossas crianças, que serenamente, esperarão as sementes brotarem, os frutos amadurecerem, em seus jardins e em suas vidas!
Acordar logo cedo, pesquisar no calendário qual a característica do dia é como um rito de integração com o cosmos.
Passamos a prestar mais atenção às nuances de cada dia e até de nós mesmos.
Esse calendário, desenvolvido pela agricultora e pesquisadora alemã Maria Thun, há mais de 50 anos, aponta os dias favoráveis e desfavoráveis para os diferentes trabalhos agrícolas.
Esses momentos favoráveis ou desfavoráveis devem-se aos movimento da Lua e dos planetas e à posição das constelações e suas influências sobre a Terra e, consequentemente, sobre o movimento de águas e seiva no solo e nas plantas.
São aspectos complexos que vamos conversar melhor em próximas postagens, mas quem quiser saber mais pode buscar informações em sites das Associações biodinâmicas, como a Argentina que disponibiliza o calendário em seu site.
Hoje faremos um resumo básico dos conceitos para que vocês possam já colocá-los em prática e programar as atividades da semana em sua horta, canteiro ou vaso.
No calendário que estamos postando vocês encontrarão dias marcados com raiz, folha, flor e fruta, que retratam o movimento da lua viajando por todas as constelações do zodíaco durante o mês, favorecendo, a cada momento, um tipo de atividade:
Dias de raiz: adequado para tratos com cenoura, cebola e alho, beterraba, rabanete todas as batatas e batata doce, mandioca.
Também para as árvores em geral, favorecem o enraizamento; por exemplo, o dia 19 e 20 de março.

Dias de Folha / Caule: adequado para tratos com acelga, espinafre, alface, repolho (exceto brócolis, que é melhor em flores), plantações de adubo verde, cortes de grama; exemplo, dias 14 e 15.

Dias de Flor: indicado para tratos com flores em geral, brócolis, plantas medicinais das quais se aproveita a flor, e para semear oleaginosas (são sementes de cascas duras, como: amêndoa, avelã, castanha-do-brasil, castanha de caju, macadâmia e noz); exemplo, dias 11 e 12.

Dias de Fruta / Semente: adequado para tomate, melancia, melão, pepino, berinjela, abóbora, milho, amendoim, abobrinha, feijão, todos os cereais, arroz, frutas finas e para todas as árvores frutíferas e a videira; exemplo, dia 26.
Alguns dias que possuem mais de um ícone, como o dia 18: é favorável a flores até às 7 h, depois favorável a raizes a partir das 9h.

No dia 30: é impróprio para atividades agrícolas até às 19h e favorável à Flores a partir das 20h.

Os dias ou horas marcados com o circulo vermelho cruzado : são momentos desfavoráveis para o trabalho com a terra, as plantas e até mesmo com as abelhas.
Você pode aproveitar essas horas para podar uma erva daninha que deseja enfraquecer.
Nesses dias estão assinaladas as horas que se iniciam e finalizam o período, como no dia 3: desfavorável a qualquer atividade agrícola o dia inteiro até as 3h do dia 4

Os dias Marcados com uma tarja lilás referem-se aos dias de Lua descendente.

Os dias lunares descendentes, estendem-se por aproximadamente 2 semanas a cada mês.
Nestes períodos as seivas das plantas estão sendo dirigidas com mais força para as raízes.
São os dias mais adequados para o transplante, poda, fertilização, limpeza do solo, semeadura de adubo verde e plantio de mudas.
A colheita de raízes, bolbos e tubérculos neste período favorece o seu armazenamento e conservação.
Por outro lado, os dias de lua ascendente (sem a tarja lilás) são mais propícios para o trabalho de corte de flores (ficarão frescas por mais tempo), colheita de folhas-caule-frutos.

Nestes dias, como o dia 7 de março, onde inicia a tarja lilás, está marcado à esquerda o número (19), que representa o horário que se inicia o movimento descendente da Lua.
No dia 22, o ciclo termina às 5h.Biod mar21