Por que indicamos esse calendário?
Por quê ao colocar em prática os seus preceitos, estamos contemplando idéias caras ao Projeto COMO: integrando-nos aos ritmos da natureza, e aprendendo a conviver com tais ritmos: percebendo que tudo tem seu tempo e que nada é instantâneo.
Essa é uma lição preciosa a ser exercitada com nossas crianças, que serenamente, esperarão as sementes brotarem, os frutos amadurecerem, em seus jardins e em suas vidas!
Acordar logo cedo, pesquisar no calendário qual a característica do dia é como um rito de integração com o cosmos.
Passamos a prestar mais atenção às nuances de cada dia e até de nós mesmos.
Esse calendário, desenvolvido pela agricultora e pesquisadora alemã Maria Thun, há mais de 50 anos, aponta os dias favoráveis e desfavoráveis para os diferentes trabalhos agrícolas.
Esses momentos favoráveis ou desfavoráveis devem-se aos movimento da Lua e dos planetas e à posição das constelações e suas influências sobre a Terra e, consequentemente, sobre o movimento de águas e seiva no solo e nas plantas.
São aspectos complexos que vamos conversar melhor em próximas postagens, mas quem quiser saber mais pode buscar informações em sites das Associações biodinâmicas, como a Argentina que disponibiliza o calendário em seu site.
Hoje faremos um resumo básico dos conceitos para que vocês possam já colocá-los em prática e programar as atividades da semana em sua horta, canteiro ou vaso.
No calendário que estamos postando vocês encontrarão dias marcados com raiz, folha, flor e fruta, que retratam o movimento da lua viajando por todas as constelações do zodíaco durante o mês, favorecendo, a cada momento, um tipo de atividade:
Dias de raiz: adequado para tratos com cenoura, cebola e alho, beterraba, rabanete todas as batatas e batata doce, mandioca.
Também para as árvores em geral, favorecem o enraizamento; por exemplo, o dia 19 e 20 de março.
Dias de Folha / Caule: adequado para tratos com acelga, espinafre, alface, repolho (exceto brócolis, que é melhor em flores), plantações de adubo verde, cortes de grama; exemplo, dias 14 e 15.
Dias de Flor: indicado para tratos com flores em geral, brócolis, plantas medicinais das quais se aproveita a flor, e para semear oleaginosas (são sementes de cascas duras, como: amêndoa, avelã, castanha-do-brasil, castanha de caju, macadâmia e noz); exemplo, dias 11 e 12.
Dias de Fruta / Semente: adequado para tomate, melancia, melão, pepino, berinjela, abóbora, milho, amendoim, abobrinha, feijão, todos os cereais, arroz, frutas finas e para todas as árvores frutíferas e a videira; exemplo, dia 26.
Alguns dias que possuem mais de um ícone, como o dia 18: é favorável a flores até às 7 h, depois favorável a raizes a partir das 9h.
No dia 30: é impróprio para atividades agrícolas até às 19h e favorável à Flores a partir das 20h.
Os dias ou horas marcados com o circulo vermelho cruzado : são momentos desfavoráveis para o trabalho com a terra, as plantas e até mesmo com as abelhas.
Você pode aproveitar essas horas para podar uma erva daninha que deseja enfraquecer.
Nesses dias estão assinaladas as horas que se iniciam e finalizam o período, como no dia 3: desfavorável a qualquer atividade agrícola o dia inteiro até as 3h do dia 4
Os dias Marcados com uma tarja lilás referem-se aos dias de Lua descendente.
Os dias lunares descendentes, estendem-se por aproximadamente 2 semanas a cada mês.
Nestes períodos as seivas das plantas estão sendo dirigidas com mais força para as raízes.
São os dias mais adequados para o transplante, poda, fertilização, limpeza do solo, semeadura de adubo verde e plantio de mudas.
A colheita de raízes, bolbos e tubérculos neste período favorece o seu armazenamento e conservação.
Por outro lado, os dias de lua ascendente (sem a tarja lilás) são mais propícios para o trabalho de corte de flores (ficarão frescas por mais tempo), colheita de folhas-caule-frutos.
Nestes dias, como o dia 7 de março, onde inicia a tarja lilás, está marcado à esquerda o número (19), que representa o horário que se inicia o movimento descendente da Lua.
No dia 22, o ciclo termina às 5h.Biod mar21